- Crédito foto: REUTERS/Paulo Whitaker
Cuiabá, 09/05/2024
A presidente da Embrapa – Silvia Massruhá participou do Cana Summit, evento promovido em abril pela Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) para produtores de cana-de-açúcar, junto a autoridades como o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Agricultura Carlos Fávaro. Durante o evento, assinou um protocolo de intenções com a Orplana para desenvolver pesquisas visando ao avanço da produção de cana. O acordo promove colaboração entre Embrapa e Orplana, com foco em soluções tecnológicas para beneficiar toda a cadeia produtiva da cana. Entre os compromissos estão compartilhamento de informações e colaboração técnica, sem transferência de recursos financeiros. O prazo inicial do protocolo é de 12 meses, podendo ser prorrogado.
Segundo a Bioind MT , indústria de bioenergia de Mato Grosso, o balanço da safra 2023/24 de cana-de-açúcar no estado. A moagem de cana aumentou em 10,6%, atingindo 17,65 milhões de toneladas, o mesmo volume da safra recorde de 2019/2020. Destes, 12,08 milhões foram destinados à produção de etanol e 5,57 milhões para açúcar. A produção de açúcar alcançou um recorde de 537,7 mil toneladas, um aumento de 7% em relação à safra anterior, impulsionada pela demanda internacional devido à escassez em outros países. A produção de etanol foi de 1,118 milhão de m³, um aumento de 9,4%, com destaque para o etanol hidratado. Prevê-se um mercado internacional aquecido para o açúcar e um foco maior na produção de etanol hidratado no próximo ciclo.
Mato Grosso busca assumir a posição de vice-líder na produção nacional de etanol e desenvolve tecnologia para uma indústria de etanol carbono negativo. Os dados consolidados da safra serão divulgados no primeiro trimestre de 2024.
Fonte:
LEIA AS MATÉRIAS