Avaliação da conversão do uso e ocupação do solo para cana-de-açúcar utilizando imagens de sensoriamento remoto

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

Daniel Alves de Aguiar1, Marcos Adami1, Bernardo Friedrich Theodor Rudorff1,Luciana Miura Sugawara1
Ramon Morais de Freitas1

LEIA NA ÍNTEGRA

Introdução

O interesse global pelos combustíveis de fontes renováveis tem crescido expressivamente em resposta aos atuais níveis das reservas mundiais de petróleo e aos cenários climáticos futuros. Diversos países adotaram metas de uso, em diferentes níveis, de etanol misturado aos combustíveis fósseis, aumentando a demanda pelo cultivo da cana-de-açúcar no Brasil e do milho nos Estados Unidos (Kutas e Zechin, 2008). Neste sentido, questões sobre a capacidade da produção de etanol influenciar a segurança alimentar da população mundial ganham ênfase na sociedade atual (Souza e Zechin, 2008).
No período de 2005 a 2008, a área de cana-de-açúcar no Brasil expandiu em 44,2%, aumentando de 6,1 para 8,7 milhões ha. Atualmente, os principais estados produtores de cana-deaçúcar e com expressiva expansão da área de cultivo na região Centro-sul do Brasil são: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Os estados supracitados cultivam atualmente 7,2 milhões ha (81,8% da área de cana-de-açúcar no Brasil) e são responsáveis por 94,2% (2,5 milhões ha) da expansão observada entre 2005 e 2008 no Brasil (IBGE, 2008). Neste mesmo período, o Estado de São Paulo aumentou a área de cana-de-açúcar em 44,9%, o que corresponde a um aumento de 1,5 milhões ha, e tem atualmente 55,7% da área de cana-de-açúcar cultivada no Brasil (Canasat, 2008).
Em 2003 o INPE deu início ao projeto Canasat, em conjunto com a União da Agroindústria da Cana-de-Açúcar (UNICA), o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) e o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) para mapear a área cultivada com cana-de-açúcar na região Centro-Sul do Brasil por meio de imagens de sensores orbitais. Inicialmente foi realizado o mapeamento das áreas de cultivo desta cultura no Estado de São Paulo, para os anos safra 2003/04 e 2004/05 (Rudorff et al., 2005). A partir da safra 2005/06 este mapeamento foi
estendido para os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Paraná (Rudorff e Sugawara, 2007) e disponibilizados no site <www.dsr.inpe.br/canasat>.
Este projeto tornou possível identificar novas áreas cultivadas com cana-de-açúcar em cada um dos anos safra, tais áreas foram classificadas como expansão e em associação com imagens de sensores orbitais do passado possibilitam identificar o uso e ocupação do solo anterior ao cultivo da cana-de-açúcar. Tal avaliação é primordial para elaboração de planos estratégicos de produção de alimentos e de atendimento da demanda global por etanol, bem como verificar a sustentabilidade ambiental do uso do etanol (Nassar et al., 2008) . Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é avaliar a conversão do uso e ocupação do solo para cana-de-açúcar por meio de imagens dos sensores TM/Landsat e CCD/CBERS, nos principais estados produtores de canade-açúcar da região Centro-Sul, nos anos safra 2007/08 e 2008/09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *