“Regularização Fundiária Estruturada: as Conquistas do ITERPA no Prêmio Solo Seguro – 2024/2025″

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS!

ITERPA: Conquistas que consolidam a Regularização Fundiária no Brasil

A regularização fundiária no Brasil avança para um novo patamar. Cada vez mais, consolida-se de forma estruturada e integrada, com foco na estruturação dos serviços estatais de regularização fundiária, buscando a redução da burocracia e o fortalecimento da presunção da boa-fé dos ocupantes de terras e imóveis ainda não regularizados.

O desafio atual exige a modernização de toda a cadeia estatal, desde a formulação de políticas até a execução em campo. Isso inclui:

  • mecanismos tecnológicos avançados, como o uso de imagens de satélite e sistemas digitais de gestão territorial;

  • normas atualizadas e não conflitantes, que assegurem segurança jurídica;

  • a atuação coordenada de órgãos de governo, cartórios, judiciário e sociedade civil, dentro de um fluxo de governança fundiária.

No caso específico do Instituto de Terras do Pará – ITERPA, vale destacar o papel de coordenação de Bruno Kono, servidor de carreira da autarquia que, à frente da presidência, vem imprimindo uma atuação marcada por expertise prática e inovação tecnológica.

Segundo o presidente, a participação dos servidores foi fundamental para essas conquistas, demonstrando não apenas dedicação técnica, mas também força institucional.


Servidores do ITERPA

  • Bruno Kono – Presidente do ITERPA

  • Mariceli Nascimento Moura – Diretora Técnica de Gestão de Desenvolvimento Agrário e Fundiário

  • Flávio Ricardo Albuquerque Azevedo – Procurador Autárquico e Fundacional do ITERPA

  • Gabriel Natário Ferreira – Coordenador de REURB do ITERPA

  • Fernanda Jorge Sequeira – Diretora Jurídica do ITERPA

Parceiros do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia)

  • Gabriela Canto Pires Santos Savian – Diretora de Políticas Públicas

  • Raquel Rodrigues Poça – Coordenadora de Projeto

  • Luiz Felipe Fadel – Analista de Pesquisa


*Projetos premiados do ITERPA no Prêmio Solo Seguro – CNJ

Projeto Eixo Temático
Sistema de Cadastro e Regularização Fundiária – SICARF: Inovação e Governança Fundiária para a Modernização na Gestão de Terras no Estado do Pará III – Gestão informacional e governança fundiária responsável
Regularização Fundiária de Territórios Tradicionais na Amazônia: a experiência do ITERPA na inovação e segurança jurídica para implementação de política pública II – Regularização fundiária rural
Inovação Tecnológica e Celeridade na Regularização Fundiária Urbana no Pará: Justiça Social e Promoção de Cidades mais Sustentáveis I – Regularização fundiária urbana

Essas conquistas reforçam que o Programa Solo Seguro, criado e conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tornou-se referência nacional a todos os estados da federação, inspirando a modernização institucional e tecnológica em todo o país.

Parabéns a todos que, com dedicação e compromisso, participaram desse projeto.

Conselho Nacional de Justiça – CNJ ]

Uma resposta

  1. Excelente trabalho , importante experiencia vinda do Pará, coordenado pelo ITERPA, presidido pelo amigo Bruno Kono, com apoio de abnegados servidores daquele instituto; outrora presidido por outro também competentíssimo amigo , Dr. José Benatti, sempre apoiado pelo pesquisador: Professor Giordano Trecanni e outros dentre os quais destaco o Mestre, Paraguassú Éleres, todos profundos conhecedores da realidade daquela punjante Unidade Federativa , que este ano, no próximo mês de novembro sediará a COP 30.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *